Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




Total de visitas: 1347
O que são formas nominais do verbo?
O que são formas nominais do verbo?

As formas nominais do verbo, quando sozinhas, não estão relacionadas com nenhum tempo e modo verbal. Podem desempenhar funções exercidas por nomes, como substantivos, adjetivos e advérbios. São formas nominais do verbo: o INFINITIVO, o GERÚNDIO e o PARTICÍPIO. Falaremos abaixo de cada um individualmente e de suas particularidades.

1. Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) – indica a situação verbal propriamente dita, sem situa-la no tempo. Pode ter valor substantivo. O elemento mórfico que caracteriza o infinitivo é a desinência  -r. Esta forma verbal representa o nome do verbo, como nos referimos a ele, ou seja, sem nenhuma conjugação. Podemos ter verbos da primeira, da segunda e da terceira conjugação, e a terminação do verbo indicará que ele está na forma nominal:

  • terminados em AR - 1ª conjugação
  • terminados em ER - 2ª conjugação
  • terminados em IR - 3ª conjugação

 

O Infinitivo possui duas formas, o INFINITIVO IMPESSOAL e o INFINITIVO PESSOAL. No primeiro o processo verbal se relaciona a um ser. Como por exemplo: Eu preciso fazer atividade física. Já o Impessoal o processo verbal não se restringe a nenhum ser, ou seja, não existe sujeito se relacionando com o verbo. Exemplo: Fazer atividade física é essencial à saúde.

 

2. Gerúndio (amando, fazendo, partindo, comemorando, pondo, sendo, indo) - indica uma noção de continuidade da ação verbal, e costuma ser reconhecida pela terminação -ndo. Pode ser utilizada em qualquer tempo verbal, e em muitos casos vem acompanhado de um verbo auxiliar.

Exemplos:

  • Fazendo tudo com calma conseguiremos concluir ainda hoje.
  • Estiveram investigando minha casa estes dias.

 

3. Particípio (amado, feito, partido, comemorado, posto, sido, ido) - indica uma noção de finalização, conclusão da ação verbal e possui para a grande maioria dos verbos as terminações ADO ou IDO. Quando está sendo utilizado como um adjetivo, pode ser flexionado em gênero e número (ADA, ADAS, IDA, IDAS).

Exemplos:

  • Ele estava apaixonado pela sua vizinha.
  • Ela estava apaixonada pelo seu amigo.
  • Terminado julgamento, o réu foi absolvido.
  • Eu não teria chegado na hora se não fosse por você.