As formas nominais do verbo, quando sozinhas, não estão relacionadas com nenhum tempo e modo verbal. Podem desempenhar funções exercidas por nomes, como substantivos, adjetivos e advérbios. São formas nominais do verbo: o INFINITIVO, o GERÚNDIO e o PARTICÍPIO. Falaremos abaixo de cada um individualmente e de suas particularidades.
1. Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) – indica a situação verbal propriamente dita, sem situa-la no tempo. Pode ter valor substantivo. O elemento mórfico que caracteriza o infinitivo é a desinência -r. Esta forma verbal representa o nome do verbo, como nos referimos a ele, ou seja, sem nenhuma conjugação. Podemos ter verbos da primeira, da segunda e da terceira conjugação, e a terminação do verbo indicará que ele está na forma nominal:
O Infinitivo possui duas formas, o INFINITIVO IMPESSOAL e o INFINITIVO PESSOAL. No primeiro o processo verbal se relaciona a um ser. Como por exemplo: Eu preciso fazer atividade física. Já o Impessoal o processo verbal não se restringe a nenhum ser, ou seja, não existe sujeito se relacionando com o verbo. Exemplo: Fazer atividade física é essencial à saúde.
2. Gerúndio (amando, fazendo, partindo, comemorando, pondo, sendo, indo) - indica uma noção de continuidade da ação verbal, e costuma ser reconhecida pela terminação -ndo. Pode ser utilizada em qualquer tempo verbal, e em muitos casos vem acompanhado de um verbo auxiliar.
Exemplos:
3. Particípio (amado, feito, partido, comemorado, posto, sido, ido) - indica uma noção de finalização, conclusão da ação verbal e possui para a grande maioria dos verbos as terminações ADO ou IDO. Quando está sendo utilizado como um adjetivo, pode ser flexionado em gênero e número (ADA, ADAS, IDA, IDAS).
Exemplos: